Notícias
“A ideia de trabalhar com artigos organizados é transmitir os pontos cruciais de assuntos relevantes, o que nem sempre é possível numa obra singular”
11 de fev de 2021
As particularidades do cotidiano dos cartórios só podem ser corretamente capturadas quando seus pormenores são analisados dos mais variados ângulos. Sob tal perspectiva, Arthur Del Guércio, tabelião no Cartório de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Itaquaquecetuba (SP), conversou com a Academia Notarial Brasileira (ANB) sobre a 4ª edição do livro “O Direito Notarial e Registral em Artigos”, recém-lançado sob sua coordenação.
Leia a entrevista completa:
ANB – Quais são os tópicos tratados no livro?
ANB – Como a experiência do livro é formatada por meio de artigos? Por quais motivos esta compilação é importante ao leitor?
Arthur Del Guércio – “O Direito Notarial e Registral em Artigos” é uma série de livros voltados a propagar positivamente a atividade notarial e registral, expondo precisamente aquilo que ela pode ofertar à sociedade. Cada volume possui artigos de todas as especialidades, com assuntos palpitantes, abordados por consagrados autores. Com muita alegria e entusiasmo chegamos ao quarto volume! Uma produção de praticamente um volume por ano desde o lançamento da coleção, em 2016.
Arthur Del Guércio – A ideia de trabalhar com artigos organizados é transmitir os pontos cruciais de assuntos relevantes, o que nem sempre é possível numa obra singular. Como cada autor escolhe um tema, dentro de sua especialidade, trata com maestria daquilo que propõe a escrever. Além disso, pinça temas pontuais que são nortes a um estudo qualificado. Gosto muito desse formato, pois o leitor tem uma experiência enriquecedora e eclética, com distintos pontos de vista externados por quem de fato entende do assunto.
ANB – Os artigos são escritos somente por tabeliães? Qual a importância dessa participação?
Arthur Del Guércio – Os artigos são escritos por tabeliães, oficiais de registros, colaboradores de serventias extrajudiciais, advogados, juízes, promotores e outros estudiosos da área notarial e registral. Procuramos sempre trazer profissionais com vivência prática para abordar as suas respectivas especialidades. Isso dá um grande valor ao material, pois alia com autoridade teoria e prática. Sou um fã de artigos que externem conteúdos de simples compreensão e de um modo prático.
ANB – Como o volume 4 da obra complementa os outros 3?
Arthur Del Guércio – Cada volume da coleção tem a sua história! São escritos em momentos do tempo distintos, com atos notariais e registrais em pauta na ocasião da elaboração. Penso que a coleção como um todo forma uma verdadeira enciclopédia do Direito Notarial e Registral, com dezenas de assuntos extremamente valiosos. O valor histórico é inestimável!
ANB – Qual o público-alvo do livro? Seu conteúdo pode ser utilizado por estudantes e concurseiros?
Arthur Del Guércio – Todos os curiosos e apaixonados pelo Direito Notarial e Registral são beneficiados pela leitura do livro. Trata-se de uma leitura obrigatória para concurseiros, estudantes, advogados e pessoas que trabalham em cartórios, seja lá qual for a função exercida.
ANB – Como o conteúdo da obra conversa com o cotidiano dos notários?
Arthur Del Guércio – O livro nasceu do cotidiano dos notários e registradores! Assuntos enfrentados na rotina de trabalho, de difícil trato, são em sua maioria aqueles que desfilam pela coleção “O Direito Notarial e Registral em Artigos”. Com o tempo, alguns desses tormentosos assuntos tornam-se mais pacíficos, fato que não retira a valia do material, o qual guarda nuances históricas e intelectuais, além de jurídicas, que o mantêm permanentemente atraente. Desejo a todos uma excelente leitura!
O livro pode ser adquirido no site da YK Editora: https://loja.ykeditora.com/o-direito-notarial-e-registral-em-artigos-vol-4
Fonte: Assessoria de Comunicação – ANB