Notícias

Elza de Faria Rodrigues lança livro ‘Deontologia Notarial e Testamentos’

17 de ago de 2018

Evento na Livraria Cultura reuniu cerca de 250 pessoas
 

Na noite da última quinta-feira (16.08), a diretora legislativa do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e tabeliã do 4º Tabelionato de Notas de Osasco (SP), Elza de Faria Rodrigues, lançou seu novo livro “Deontologia Notarial e Testamentos” na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em evento que reuniu cerca de 250 pessoas.

Em entrevista ao CNB/CF, a autora explicou os motivos que a levaram a escrever a obra. 

“Resolvi escrever o livro para demonstrar a importância dos princípios, não apenas no Direito, mas, principalmente na função notarial, uma vez que, os mesmos direcionam o ordenamento jurídico nacional e estrangeiro, visto que a função notarial promove o equilíbrio das relações negociais e sociais”, ressalta.

Para a autora, “o tabelião é pragmático, atua em prol da segurança jurídica, do equilíbrio contratual, da celeridade, da legalidade, da Justiça Notarial, em perfeita sintonia com o novo paradigma da teoria contratual, em que as relações negociais devem prescindir de equilíbrio e boa-fé objetiva”.

“O trabalho se destinou ainda a comprovar que o testamento público, lavrado pelo tabelião, é a única forma segura para o testador fazer a sua disposição de última vontade, além de ser o único que permanece para sempre nos Arquivos notariais”, conclui.

O livro tem 19 Capítulos, onde cada um deles é dedicado a um tabelião onde Rodrigues teve a “oportunidade de conhecer pessoalmente, conviver e admirar”, como o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ), José Renato Vilarnovo, com Fernanda Leitão,  com o professor e tabelião Zeno Veloso, com o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), Paulo Gaiger Roberto Ferreira, o tabelião de Protesto e professor Reinaldo Velloso dos Santos, a tabeliã e professora Priscila Agapito e tabeliã Maria Gabriela Venturoti Perrota, entre outros.

Sobre a noite de lançamentos, que contou com uma sessão de autógrafos, Rodrigues destacou que esse “foi um momento de muita felicidade” e que agradece, especialmente, “o prestígio das autoridades e dos colegas presentes”.

O lançamento da obra reuniu diversos expoentes tanto do mundo notarial como jurídico. Entre os convidados, o presidente do CNB/CF, Paulo Roberto Gaiger, destacou a importância de obras do tipo para a classe e para a sociedade em geral.

“É de suma importância porque nós não temos muitas obras de Direito Notarial. E quando surge uma obra dessas, é feita com carinho, com estudo, sendo que a Elza já tem uma obra sobre testamento, ou seja, essa é uma nova reflexão”, ressaltou.

Ao falar sobre o tema da deontologia, Gaiger destaca que em um “país que nós temos uma Lava Jato, que nós temos uma luta contra a corrupção, contra a lavagem de dinheiro, um país em que se estaciona em fila dupla, uma país que não dá bola para um cidadão atravessando uma faixa de pedestre, é um país sem a mínima moral e a mínima ética”.

“Refletir sobre esse tema é importantíssimo porque, alguma hora, a ficha nossa, dos brasileiros, tem que cair. Nós temos que ter respeito às instituições, respeito às leis, respeito aos outros através da ética”, finaliza.

Também presente no lançamento, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, ressaltou que a nova obra da tabeliã “é uma fonte de aprendizado, uma fonte de pesquisa, com muito conteúdo técnico”.

“Dra. Elza é uma pessoa muito preparada e muito querida. É notório pela presença de tantas autoridades do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Poder Executivo aqui. Isso porque a Dra. Elza deixou um bom legado profissional, deixou um bom vínculo de amizades. Então, hoje, ela concretiza nessa obra todo o conhecimento técnico que ela tem e não tenho dúvida que isso será muito útil para todos”, ressalta.

Já a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná, Mônica Dalla Vecchia, ressaltou que a publicação do livro por um dos expoentes da “juventude” do notariado nacional. 

“Hoje não temos muitos autores que falam sobre os registros públicos. Então é um prazer muito grande poder estar aqui, representando o Estado do Paraná, como presidente do Colégio Notarial do Paraná, poder prestigiar um evento de tamanha importância para a nossa atividade”, ressalta.

Confira as fotos do evento

Serviço:
Livro “Deontologia Notarial e Testamentos”, 798 páginas
Autora: Elza de Faria Rodrigues
Descrição: O Direito Notarial, que poucos conhecem, é um escaninho do Direito Civil. A profissão notarial consome o tempo de quem nela produz. É um trabalho de novidades cotidianas, uma das profissões do direito que mais integram o fato com a norma, resultando no instrumento notarial.
O poder público recebe o interesse particular e o infirma de sua fé. Os fatos, os atos, os negócios de interesse privado são documentados para que produzam efeitos entre as partes, para que se controle a sua legalidade, para que se pague ao Estado o que se lhe deve, e para que se preserve o ato das partes perpetuamente.
Junto à Deontologia, fazemos reflexões sobre os testamentos – Teoria e Prática, especialmente pensando no instrumento como parte de uma gama de medidas que os juristas tem denominado planejamento sucessório.
Onde comprar: Livraria PH
Valor: R$ 200
 
Fonte: Assessoria de Imprensa