Notícias

Presidente do CNB/CF participa de lançamento do livro “Tabelionato de Notas e a 4ª Revolução Industrial”

17 de dez de 2021

A presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros, participou nesta segunda-feira (06/12) do lançamento oficial do livro “Tabelionato de Notas e a 4ª  Revolução Industrial”. A obra, coordenada pelo ex-corregedor geral da Justiça e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP), José Renato Nalini, e pelo juiz de Direito do TJ/SP, Ricardo Felício Scaff, conta com texto de 23 co-autores que juntos compõem os 17 capítulos do livro.

Dentre os nomes dos escritores estão a presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, a diretora do CNB/CF, Ana Paula Frontini, o presidente do CNB/RJ, José Renato Vilarnovo, o presidente do CNB/DF, Hércules Alexandre da C. Benício, o consultor de tecnologia Renato Martini e o assessor jurídico, Rafael Depieri.

O lançamento ocorreu na Casa Mannioca, em São Paulo/SP, e contou com intervenção do atual presidente do TJ/SP, Ricardo Maior Anafe. “Tudo mudou e mudou de forma rápida. A tecnologia, o desenvolvimento de novas soluções e a inovação nós cercam a todo instante e não é preciso muito esforço para lembrar de épocas que ainda pegávamos o bonde. Todo esse caminho nos trouxe mais eficiência, mais praticidade na vida. E assim também é o caso do extrajudicial”, disse o desembargador.

Para a presidente do CNB/CF, o livro é “estruturado afim de destrinchar a presença dos Tabelionatos de Notas na 4ª Revolução Industrial e discorrer sobre as transformações e evoluções que ferramentas e processos para realização de atos sofreram ao longo dos anos”, disse Giselle.

Ana Paula Frontini explica que a obra “conversa com o presente do Notariado e vislumbra um futuro sob efeitos direto das mais recentes inovações sobre a atividade extrajudicial, levando em consideração não apenas a tecnologia, mas também a qualificação Notarial e outras questões”, disse a diretora.

José Renato Vilarnovo ressalta que dentre seus capítulos “é possível não apenas elucidar a manutenção da segurança jurídica do ato notarial no ambiente eletrônico, mas também refletir sobre o futuro da atividade sob ótica dos princípios do Notariado Latino junto da revolução digital”, explica o diretor do CNB/CF. O livro “Tabelionato de Notas e a 4ª Revolução Industrial” é uma publicação feita pela editora Quartier Latin e está disponível para venda. Clique aqui para adquirir.